quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Courtney Love


Primórdios


Nascida Courtney Michelle Harrison, é natural de São Francisco, Califórnia, e filha de Hank Harrison (escritor e ex-roadie do Grateful Dead) e Linda Carroll (terapeuta, sobrenome de solteira Risi). A mãe de Courtney é filha da escritora americana Paula Fox, mas foi entregue para adoção e foi criada por um casal de descendentes italianos. Recentemente, escreveu uma autobiografia, Her Mother's Daughter, sobre as relações turbulentas com sua filha mais velha e com Fox. Após a separação dos pais, em uma batalha legal que envolveu acusações de que Hank teria dado LSD para a criança aos quatro anos, Courtney passou sua infância mudando-se incessantemente com a mãe e seus quatro sucessivos maridos. Dois deles adotaram-na, que passou a possuir temporariamente os nomes Courtney Michelle Rodriguez e Courtney Michelle Menely. Durante a infância, Love chegou a viver em comunidades hippies no estado de Oregon e estudar em um colégio interno na Nova Zelândia.
Courtney era uma criança perturbada e irascível, e durante a adolescência passou diversos períodos em centros de detenção de menores e reformatórios, geralmente por furto (um caso notório foi quando, aos doze anos de idade, roubou uma camiseta da banda
Kiss em uma loja Woolworth's). É dito que Courtney apaixonou-se pela música no reformatório, quando um residente deu-lhe fitas dos Sex Pistols, The Clash e Pretenders. Fora da detenção, Courtney afastou-se da família e foi emancipada aos dezesseis anos, com direito a uma pensão mensal de 800 dólares estabelecida por seus avós maternos adotivos.
Foi nesta época que Courtney iniciou seu intenso uso de drogas. Fumava cigarros e bebia desde os doze, e acabou desenvolvendo uma preferência por barbitúricos, passando depois para a
heroína quando mudou-se para São Francisco. No fim de sua adolescência, Courtney envolveu-se com o mercado do sexo ao tornar-se stripper, e decidiu viajar o mundo. Despiu-se em clubes privês do Japão e de Taiwan, dentre outros lugares, e morou em grande parte do território dos Estados Unidos, na Inglaterra e na Irlanda. Neste último país, chegou a residir com o pai biológico por um breve período e iniciou a faculdade de inglês na Trinity College de Dublin. Largou o curso após um semestre e trabalhou como fotógrafa, mas ainda viria a retomar o curso na Portland State University, em Oregon, transferindo-se posteriormente para o San Francisco Art Institute. Seu primeiro namorado músico foi Rozz Rezabek, vocalista da banda Theatre of Sheep, de Portland, após de um breve caso em Liverpool com Julian Cope, cantor do grupo inglês The Teardrop Explodes. Rozz foi quem deu a ela o nome artístico de Courtney Love, quando brincava com o falso sotaque britânico da garota.

Singles


Com o Hole


Retard Girl (1990)


Dicknail (1991)


Teenage Whore (1991)


Beautiful Son (1993) UK #54


Miss World (1994) US Modern Rock #13 UK #64


Doll Parts (1995) US #58 UK #16


Violet (1995) US Modern Rock #29 UK #17


Softer, Softest (1995) US #32


Gold Dust Woman (1996) US #31


Celebrity Skin (1998) US #85 UK #19


Malibu (1998) US #81 UK #22


Awful (1999) US Modern Rock #13 UK #42


Be a Man (2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário